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Baseando-se em ideias progressistas de ensino e portanto, considerando principalmente, o conhecimento do aluno, a experiência de vida como fator elementar para o efetivo aprendizado, além de evidenciar severas críticas ao fatalismo, ao neoliberalismo e a globalização, Paulo Freire enfatizava que só é possível ensinar em processo que é obtido socialmente e, não se trata de um ato de transmissão de conteúdos, mas sim criação de oportunidades para a construção de novos saberes. Dessa maneira, os alunos vão ter capacidade de tecer críticas, serem autônomos e capazes de criar. As ideias progressistas pedagógicas não devem ser confundidas com um ato de espontaneidade e liberdade dos professores e alunos diante da construção desse conhecimento. Cabe aos educadores conduzirem de forma metodológica os conteúdos ensinados para que essa prática seja eficiente. Como eixo norteador de sua prática pedagógica, Freire defende que "formar" é muito mais que formar o ser humano em suas destrezas, atentando para a necessidade de formação ética dos educadores, conscientizando-os sobre a importância de estimular os educandos a uma reflexão crítica da realidade em que está inserido, para que ele possa se comportar como ser histórico e ativo de suas opiniões e atitudes.

O objetivo do trabalho pedagógico diante desse viés é para desenvolver no aluno a:

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