Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Conforme demonstram os infográficos acima, o Brasil ocupa uma posição de destaque mundial no índice de “homicídio de mulheres" ou feminicídio. Essa posição brasileira se revela, também, nas diversas formas de violência contra a mulher, seja moral, psicológica, física, sexual e patrimonial; seja do tipo de gênero, doméstica, familiar, dentre outras.

Sobre a questão da violência contra a mulher no Brasil, analise os itens abaixo:

I. Os registros de lesões corporais, homicídios, cárcere privado, estupros, ameaça, assédio, dentre outras condutas delituosas, crescem assustadoramente, em razão da ausência de uma maior estrutura do Estado para reprimir e punir esses homens bárbaros, comprometendo a eficácia da Lei Maria da Penha.

II. O Estado também deve priorizar a aplicação de políticas públicas necessárias para educar e conscientizar nossa sociedade e, em especial, as gerações futuras. Tudo isso requer compromisso e união das instituições.

III. Em nosso país, nos mais distintos contextos socioculturais, mulheres e meninas são assassinadas pelo tão só fato de serem mulheres. O fenômeno forma parte de um contínuo de violência de gênero expressada em estupros, exploração e escravidão sexual, incesto e abuso sexual dentro e fora da família.

IV. Em nosso país, a morte das mulheres pelo fato de serem mulheres é produto das relações de desigualdade, de exclusão, de poder e de submissão, que se manifestam generalizadamente em contextos de violência sexista contra as mulheres.

Assinale:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282