Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Sobre a febre aftosa leia os itens abaixo e marque a opção correta.

I. Produtos derivados de animais infectados podem estar contaminados, e podem ser considerados de maior ou menores riscos de infecção, dependendo do grau de processamento, a carne in natura com gânglios, órgãos, medula óssea e sangue é de alto risco, assim como o leite não tratado e subprodutos como manteiga.

II. O vírus se dissipa pelo contato entre animais doentes e susceptíveis, e pode contaminar o solo, água, vestimentas, veículos, aparelhos e instalações, além disso, o vento pode transportar o vírus para longas distancias e a doença atravessa fronteiras internacionais por meio do transporte de animais infectados e da importação.

III. Com relação a produtos e subprodutos, o único procedimento que pode garantir a ausência de risco de transmissão do vírus, por carnes provenientes de regiões infectadas, é o tratamento térmico, já que para a carne in natura, ainda que o processo de maturação garanta a eliminação do vírus, o processo normal de abate e desossa é incapaz de assegurar a ausência completa de gânglios, coágulos sangüíneos ou fragmentos ósseos, nos quais o vírus persiste.

IV. A Febre Aftosa causa grandes perdas econômicas, havendo prejuízos, com a redução de produtividade dos rebanhos, que podem se tornar expressivos e o OIE (Office International des Epizooties – Escritório Internacional de Saúde Animal) classifica doenças animais, baseado na significância relativa socioeconômica/ou de saúde pública.

V. Segundo o OIE, a febre aftosa é uma doença pertencente à lista C, ou seja, é uma doença transmissível possuindo um potencial de difusão muito sério e muito rápido, independente das fronteiras nacionais, trazendo conseqüências sócio-econômicas graves, de maior importância no comércio internacional de animais e produtos de origem animal.

Marque a resposta correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282