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Quando a criança erra, o professor deve estar atento ao significado desse erro e procurar maneiras de ajudar o aluno a superá-lo. Sobre o tema, leia as afirmativas. I. Os erros que não se referem à construção do conhecimento, mas simplesmente ao emprego ou aprimoramento dos conhecimentos já construídos, são erros de sistematização do código escrito, de distração, de falta de treino ou repetição, entre outros. Esses são considerados erros construtivos. II. A situação-problema não foi resolvida de modo adequado em razão de a criança não dispor ainda, de todos os esquemas de ação requeridos para tal, visto que existem lacunas em sua estrutura de pensamento que dificultam a assimilação dos dados disponíveis. Assim, sem um entendimento claro do que lhe cabe realizar e, portanto, sem elementos necessários para optar por um determinado curso de ação, só resta à criança proceder por tentativa e erro, fazendo correções em suas estratégias, em função dos êxitos ou fracassos da ação efetivamente realizada. Esses são os chamados erros construtivos. III. A criança errou porque não possui a estrutura de pensamento necessária à solução da tarefa, de onde decorre uma impossibilidade de compreender o que lhe é solicitado. Nesse caso a criança se depara com os erros sistemáticos, pois sem o entendimento da tarefa não há como selecionar procedimentos de ação adequados à realização da mesma. Está correto apenas o que se afirma em:

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