Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

As enzimas são catalisadores biológicos que aumentam a velocidade das reações necessárias para a manutenção da vida. Os processos de digestão dos alimentos, envio de sinais nervosos e contração muscular, por exemplo, ocorreriam lentamente na ausência de catálise. As enzimas atuam proporcionando um ambiente específico adequado para que uma dada reação possa ocorrer mais rapidamente. Com relação ao estudo das enzimas, avalie as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) Durante a reação o substrato liga-se em um fenda na estrutura da enzima, denominada sítio ativo.

( ) Para catalisar a reação, algumas enzimas necessitam de um componente adicional em sua estrutura, denominado de cofator se for uma molécula orgânica, ou de coenzima se for um íon inorgânico.

( ) As enzimas são classificadas de acordo com o tipo de reação que catalisam. As "transferases" participam de reações onde ocorre a transferência de elétrons.

( ) A velocidade de uma reação catalisada por enzimas aumenta com o aumento da concentração do substrato até que ocorra a saturação da enzima. Após a saturação, a velocidade da reação permanece constante.

( ) As enzimas possuem uma temperatura ótima de funcionamento, onde a velocidade da reação é máxima. Acima desta temperatura ocorre a desnaturação da enzima e, portanto, a diminuição da velocidade da reação.

Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282