Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

O estudo da Bioquímica tem por objetivo possibilitar a compreensão dos princípios básicos das biomoléculas, bem como suas interações intermoleculares responsáveis por manter o estado vital.Com relação à química das biomoléculas, leia as afirmativas a seguir:

I. Os aminoácidos apresentam em sua estrutura um grupo amino, um grupo carboxila, uma cadeia lateral (grupo R) e um hidrogênio ligados a um carbono. O que difere um aminoácido do outro é a cadeia lateral R.

II. As proteínas são biomoléculas resultantes da ligação de centenas de aminoácidos. A ligação entre dois aminoácidos é denominada de ligação glicosídica, onde o grupo carboxila de um aminoácido se liga ao grupo amino de outro.

III. Os carboidratos, de acordo com o tamanho e a organização molecular, são classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Os oligossacarrdeos mais comuns são os dissacarídeos, como a maltose, que possui em sua estrutura uma molécula de glicose ligada a outra de fruto se.

IV. Os ácidos graxos são ácidos carboxnicos com cadeias hidrocarbonadas, classificados em saturados ou insaturados. Para a formação de um triglicerídeo, três ácidos graxos ligam-se a uma molécula de glicerol.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282