Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.
Provas: IF-SC - 2017 - IF-SC - Biólogo
Disciplina:

Biologia

- Assuntos: Vírus

o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os vírus são organismos formados por um capsídeo proteico e alguns possuem um envelope membranoso. O genoma pode ser de DNA (fita simples ou dupla) ou RNA (fita simples ou dupla), com exceção dos mimivírus que possuem os dois tipos de ácido nucleico.

( ) Durante a reprodução de um retrovírus, a enzima transcriptase reversa é liberada no citoplasma da célula, o qual catalisará a síntese do RNA viral que entrará no núcleo da célula e se integrará ao DNA cromossômico.

( ) A parede celular de algumas bactérias e arqueobactérias contém peptidoglicano, que é um heteropolissacarídeo ligado a peptídeos. As bactérias gram-positivas diferem das gramnegativas, por apresentarem uma parede espessa de peptidoglicano.

( ) A recombinação genética em bactérias pode acontecer a partir dos mecanismos de conjugação, transdução e transformação. No mecanismo de transformação, os bacteriófagos carregam os genes de uma célula procariótica a outra, enquanto que na transdução algumas bactérias são capazes de captar o DNA exógeno, incorporando-o ao seu genoma.

( ) O Paramecium caudatum é um tipo de protozoário ciliado que utiliza os cílios para movimentação e alimentação, enquanto que o protozoário do gênero Anopheles, causador da malária, locomove-se por meio de pseudópodes.

Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282