Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. Nos nove primeiros meses de 2017, foram registrados em Santa Catarina um total de 8.657 focos do Aedes aegypti, sendo que Balneário Camboriú, com 1.394 focos, Xanxerê, com 692 focos, e ltajaí, com 587 focos, lideram as estatísticas entre os municípios catarinenses (Diretoria de Vigilância Epidemiológica DIVE/SC, 2017. Disponível em: < http ://vig i la ntos3 .dive .sc.gov. br/vig i lantos3/deng ue _relato rio _programa/dengue _relatorio. pdf?ano=20 17 &type= pdf>).

A distribuição do número total de focos do mosquito por mês, até setembro de 2017, em Santa Catarina, é apresentada na figura abaixo.

Sobre este tema, analise as afirmações apresentadas a seguir:

I. Os sintomas da dengue são febre, cefaleia, mialgias, artralgias e dor retro-orbital, podendo ocorrer ainda náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele.

II. Em alguns casos a dengue pode evoluir para formas graves, como a dengue hemorrágica, quando uma pessoa é infectada por dois ou mais dos quatro tipos de sorotipos do arbovírus ao mesmo tempo, podendo este fato ocorrer já na primeira vez em que esta pessoa for infectada.

III. A maior incidência de focos do mosquito Aedes aegypti entre os meses de janeiro a maio se deve às temperaturas mais elevadas e a maior pluviosidade, que são características climáticas deste período do ano.

IV. Ações simples, como a limpeza e drenagem de terrenos baldios e remoção de quaisquer tipos de recipientes que possam acumular água, mesmo que em pequenas quantidades, contribuem para o combate a proliferação do mosquito e, por consequência, para a prevenção da dengue.

V. O grande número de focos em Balneário Camboriú, em 2017, está associado ao grande fluxo de turistas e sua localização litorânea, pois o aumento da população local e a proximidade com o mar dificultam o combate do mosquito Aedes aegypti.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações VERDADEIRAS:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282