Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Durante o período colonial, formou-se, no Ceará, a chamada Civilização do Couro, assim nomeada pelo célebre historiador cearense, Capistrano de Abreu. Assim denominavase a formação cultural sertaneja, fruto da miscigenação das raças branca, indígena e negra.
Sobre a importância da pecuária na história do Ceará, marque V para a verdadeira e F para a falsa.

(__) Possuir gado bovino em grande número significava sinônimo de poder, enquanto dispor de rebanho caprino definia a situação de cada um na escala social. A cabra, ou vaca do pobre, era criada, como ainda é hoje, no conjunto regional, pelas pessoas que detinham menos poder aquisitivo.

(__) A vegetação extremamente espinhenta fez com que o vaqueiro nordestino se diferisse dos outros campeadores de gado espalhados Brasil afora. O couro passou a ser utilizado na confecção de gibões, chapéus, cantis, alforjes, luvas, silhas, selas, perneiras e uma gama de outros apetrechos de trabalho, indispensáveis para que o campear do gado fosse realizado no semiárido.

(__) Com o couro, os sertanejos passaram a fazer verdadeiras obras de arte, usando-o em camas, cadeiras, estofados, mesas, portas, enfim, na própria construção cultural que se efetivou enquanto produto direto da habilidade humana. Com essa produção, nascem as primeiras fábricas de couro no Brasil.

(__) As relações sociais entre o grande proprietário de terra e o vaqueiro tinham particularidades próprias da região. A negociação do pagamento em nascimento de cabeças de gado era comum. Tais relações eram conhecidas como meeiro, terceiros e quartil.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282