Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Durante a Belle Époque, as relações entre a cidade de Fortaleza e a população de retirantes que periodicamente pressiona os equipamentos urbanos, entre os anos de 1877 e 1915. Através das ações de um novo sujeito político - a multidão -, os retirantes alteram os usos e os sentidos da cidade, exigindo de autoridades uma nova postura de ação, gerando um amplo sistema de socorros baseado no trabalho, e, da população urbana, uma nova atitude, em que a caridade e a solidariedade cristã são colocadas em xeque.

NEVES, F. C., Estranhos na belle époque: a multidão como sujeito político (Fortaleza, 1877-1915) - Disponível em: http://repositorio.ufc.br/ri/handle/riufc/19993 Analise as opções a seguir sobre o período em questão.

I. Durante o período da Belle Époque, Fortaleza passou por um processo de aformoseamento com a construção de praças e jardins. O desenvolvimento de clubes literários e academias de ilustrados agitavam a vida cultural e forneciam à elite urbana um sentido de pertencimento a uma esfera pública burguesa.

II. A chegada de um volume de mais de cem mil retirantes à capital cearense provocou diversas transformações em Fortaleza, reflexos de uma desordem urbana de proporções graves. Porém, mesmo com esse crescimento habitacional, os cidadãos de Fortaleza exigiram do governo municipal políticas públicas sociais que amenizassem o sofrimento dos retirantes.

III. Na Belle Époque de Fortaleza, a ideia de aformoseamento da capital cearense não só orientava as construções e as linhas de urbanização da cidade, como também se tornava uma referência básica para a criação de mecanismos de controle urbano e social.

Sobre as proposições, marque a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282