Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Sobre o Caldeirão dos Jesuítas e a história do Ceará, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) Foi um movimento político-messiânico, articulado inicialmente pelo Padre Cícero Romão Batista para garantir votos nas suas campanhas eleitorais na recém-criada Juazeiro do Norte.

(__) Liderados pelo negro paraibano conhecido como beato José Lourenço, os membros do Caldeirão viviam em uma comunidade coletiva, onde a produção era dividida por todos os membros.

(__) As ideias do beato José Lourenço e a estruturação social do Caldeirão como comunidade, começou a atrair cada vez mais nordestinos de todos os estados, reduzindo a mão de obra barata nas fazendas de algodão e açúcar, o que vai gerar uma forte reação por parte dos latifundiários e da Igreja Católica.

(__) A lenda do Boi Mansinho foi responsável pelo rompimento do beato José Lourenço e o Padre Cícero Romão. Após esse rompimento, Padre Cícero autorizou a atuação forte do exército e da polícia na destruição do Caldeirão.

(__) Considerado pela elite cearense como um antro de “comunistas" e “fanáticos", o Caldeirão do Deserto de Santa Cruz era na realidade apenas uma comunidade camponesa com base na religiosidade popular e no igualitarismo, no sertão nordestino, na primeira metade do século XX.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282