Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

No processo de ensino da Educação Física escolar, o professor pode deparar-se com diferentes abordagens pedagógicas que auxiliam o seu fazer docente. Sobre as diferentes abordagens de ensino, relacione as características com as respectivas propostas e, em seguida, assinale a sequência que apresenta a resposta correta, de cima para baixo.

(1) Abordagem construtivista-interacionista

(2) Abordagem crítico-emancipatória

(3) Abordagem saúde renovada

(4) Abordagem desenvolvimentista

(__) O objeto central dessa proposta é o se-movimentar humano. As atividades de ensino concentram sua atenção no processo de interação entre os alunos e a produção gestual.

(__) As aulas, na perspectiva dessa abordagem, devem privilegiar o desenvolvimento de capacidades físicas, como velocidade, agilidade, força, para que assim possa desenvolver-se uma boa aptidão física relacionada à saúde.

(__) Essa abordagem apresenta a ideia central de que é papel da Educação Física privilegiar a aprendizagem do movimento, proporcionando aos alunos experiências que garantam a aquisição de habilidades motoras e o desenvolvimento adequado do comportamento motor.

(__) O principal objetivo da Educação Física para essa abordagem é garantir o desenvolvimento da criança, num contexto de jogo, do brinquedo e da brincadeira. Parte-se do conceito de desenvolvimento que contempla além dos aspectos motores, a dimensão psicológica, a relação como meio e a aquisição e utilização desses aspectos para toda a vida.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282