Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Durante as aulas de Educação Física os alunos exploram e aprendem uma grande quantidade de movimentos. Para planejar e orientar adequadamente todo o processo de ensino e aprendizagem de habilidades perceptivo-motoras é necessário um grande envolvimento do professor. Sobre a abordagem da temática Teorias da Aprendizagem Motora, analise as afirmativas que seguem abaixo, escreva V ou F, conforme seja verdadeiro ou falso. Em seguida, assinale a alternativa que, de cima para baixo, apresenta a sequência correta.

(__) O modelo teórico que busca explicar o planejamento das habilidades motoras associado à percepção indireta é o Modelo de Processamento de Informações.

(__) A Teoria dos Sistemas Dinâmicos, associada ao conceito de percepção direta, sugere que o movimento surge ou se autoorganiza em função das diversas restrições impostas ao sistema (indivíduo, tarefa e meio ambiente) de forma dinâmica e não hierárquica e determinista.

(__) O modelo de processamento de informações e a Teoria de Esquema são proposições teóricas embasadas pelo conceito de percepção direta.

(__) A Abordagem Baseada na Restrição considera o processo de aprendizagem de habilidades motoras como a busca de um estado de coordenação estável e funcional. As diferentes fases da aprendizagem representam a criação de estados temporários de coordenação que resistem às restrições com potencial para perturbar a estabilidade do sistema.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282