Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

O ensino da Educação Física pode ser dinamizado tendo como referência a utilização de diferentes estilos de ensino. Ao utilizarmos a referência dos estudos de Mosston e Ashwort (1996), podemos estabelecer uma relação de ensino e aprendizagem de forma mais centrada no professor, na condução da aula, ou no aluno. Analise o exemplo de atividade que segue abaixo e, em seguida, assinale o estilo de ensino correspondente.
O professor reúne o grupo de alunos no centro da quadra e promove a explicação da atividade. Inicialmente, explica a execução do movimento que os estudantes devem fazer com a bola de basquete para treinar o drible. Em seguida, demonstra, estipula um número de repetições, ou um determinado tempo para a execução da tarefa, e solicita que os estudantes executem. O professor tem como objetivo de sua aula que os estudantes melhorem as habilidades relacionadas ao quicar e driblar a bola de basquete. Solicita aos estudantes que, em duplas, executem o quicar e o driblar a bola, trocando as posições depois de um determinado tempo. Antes de liberar a realização da atividade, reforça os pontos principais da execução do movimento, incentiva o estudante a melhorar cada vez mais a sua execução. Uma outra forma de promover a variação dessa atividade é a utilização de fichas por parte dos estudantes para que possam anotar os erros e acertos da realização da atividade. As fichas possibilitam verificar o progresso e a reconhecer o que conseguem fazer e as dificuldades.
Sobre o recorte da aula descrito acima, podemos informar que o estilo de ensino adotado pelo professor, pode ser definido como:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282