Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

O cenário da Educação Física, a partir da década de 1980, passa por um processo de reconfiguração com questionamentos ao modelo pedagógico tecnicista, principalmente em virtude do debate no campo acadêmico, no qual o predomínio biológico e o paradigma da aptidão física passaram a ser questionados. Sobre esse momento histórico da Educação Física, leia as informações que seguem abaixo, reflita sobre elas e, ao final, assinale o item que contém a sequência correta.

(__) Nesse período os aspectos socioculturais passam a fazer parte dos debates acadêmicos da área em contraposição aos aspectos biológicos.

(__) O corpo era compreendido somente como um conjunto de ossos e músculos e não expressão da cultura, valorizado em seus aspectos bioanatomofisiológicos.

(__) O uso do termo cultura passou a ser utilizado em várias publicações da área, complementada com expressões como 'física', 'corporal', 'corporal de movimento', com sentidos diferentes e sem explicitação de suas origens.

(__) Mesmo diante do quadro de reconfiguração da Educação Física na sociedade, essas discussões não alteraram o papel da Educação Física na escola, seus objetivos específicos e metodologias, uma vez que o objetivo principal era a Educação Física em seu contexto mais amplo e não no contexto escolar.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282