Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Apesar da influência antrópica não ter ocasionado anomalias em escala planetária, segundo pesquisas científicas, mostra uma grande desarmonia com o meio ambiente, do qual seu uso não se faz de maneira comedida, visando um equilíbrio. Desse modo, as constantes agressões do homem à natureza tem provocado certas influências, mais notórias a partir dos anos 1980. São consideradas como consequências da ação humana no meio ambiente:

( ) O efeito estufa que causa o aquecimento da baixa atmosfera; a liberação do clorofluorcarbono, a partir dos anos 1970, utilizado na fabricação de aerosois e espumas plásticas; o buraco na camada de ozônio que cresce ligeiramente.

( ) O desmatamento, que implica em uma perca de cobertura vegetal inicial e perca das propriedades físicas e químicas do solo, diminui a capacitação de retenção da água e também reduz a evapotranspiração local e, por consequência, a precipitação pluviométrica junto à queimada utilizada como prática agrícola, durante os períodos de estiagem, pode ser comparada às indústrias quanto à produção de dióxido e monóxido de carbono no mundo todo.

( ) A inversão térmica, processo em que há a retenção de ar frio sobre o solo recoberto por uma camada de ar quente, evitando que os poluentes se dispersem na atmosfera. O mesmo acontece devido aos raios solares se tornarem mais fracos e, por isso, ocorrem geralmente nos finais de tarde e no inverno.

( ) Flutuações climáticas ocorreram ao longo da história, como o período Quaternário que se caracterizou pelo avanço do gelo na maior parte dos países, hoje ocupados pela Europa e pelo continente norte americano. Esse fato, tem sido intensamente pesquisado, e pode estar ligado às variações da emissão solar e à outras teorias, como pela obliquidade da Terra em relação ao plano orbital ou na intensidade dos fluxos zonais atmosféricos.

Está correta a alternativa:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282