Ir para o conteúdo principal

O cimento de ionômero de vidro surgiu da necessidade de agregar propriedades físicas e biológicas favoráveis, que até então não eram obtidas com outros materiais restauradores. Assim, em 1972, Wilson e Kent, desenvolveram um material híbrido, resultante da fusão de características do cimento de silicato e do policarboxilato de zinco. Sobre suas propriedades e características importantes para aplicação da técnica operatória adequada, analise as afirmativas abaixo:

I- Todos os cimentos de ionômero de vidro convencionais têm como principais características: adesão química ao esmalte e à dentina, liberação e incorporação de fluoretos, coeficiente de expansão térmico linear semelhante à estrutura dentária e biocompatibilidade.

II- O cimento de ionômero de vidro é o único material com capacidade de auto adesão à estrutura dentária.

III- Para diminuir a propriedade de molhabilidade, o ideal é reduzir o ângulo de contato entre o líquido e o bloco de manipulação com uma simples manobra de aplainar a gota do líquido do ionômero de vidro.

IV- A sensibilidade do material à sinérese e embebição nas primeiras 48 horas após a inserção do cimento de ionômero de vidro convencional resulta em acréscimo às suas propriedades mecânicas.

Estão CORRETAS

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282