Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções.
Propiciam a simulação de situações-problema que exigem soluções vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das ações; possibilitam a construção de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situações sucedem-se rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da ação, sem deixar marcas negativas.
As atividades de jogos permitem ao professor analisar e avaliar os seguintes aspectos:
I Compreensão: facilidade para entender o processo do jogo, assim como o autocontrole e o respeito a si próprio.
II Facilidade: possibilidade de construir uma estratégia vencedora.
III Possibilidade de descrição: capacidade de comunicar o procedimento seguido e da maneira de atuar.
IV Estratégia utilizada: capacidade de comparar com as previsões ou hipóteses.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática para Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental, dos aspectos relacionados acima, estão corretos: