Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A maioria dos psicofármacos exercem seus efeitos por atuar na transmissão sináptica. O impulso nervoso ao atingir os terminais sinápticos, provoca liberação de neurotransmissores que interagem com receptores localizados nas membranas pré e pós-sinápticas. Também é preciso considerar que diversas drogas inclusive alguns psicofármacos podem atuar por mecanismos que não envolvam interação direta com receptores. Analisando as afirmações abaixo, assinale a única alternativa correta.

( ) Antipisicóticos típicos ou neurolépticos (clorpromazina, haloperidol) empregados no tratamento das psicoses bloqueiam receptores da dopamina, principalmente D2.

( ) A discinesia tardia caracterizada por movimentos involuntários não estão associados ao uso prolongado de antipisicóticos.

( ) O psicoestimulante suave como a cafeína, presente em medicamentos e numerosas bebidas de uso popular, atuam bloqueando receptores do neurotransmissor adenosina.

( ) Antidepressivos tricíclicos atuam inibindo a recaptação neuronal de serotonina e noradrenalina. Possuem, no entanto, afinidade por diversos receptores (muscarínicos, alfa-adrenégico, e hoistaminérgicos) bloqueando-os, o que leva o aparecimento de vários efeitos colaterais.

( ) Os benzodiazepínicos são ansiolíticos típicos indicados no transtorno de ansiedade generalizada porém, por tempo limitado pois induzem dependência farmacológica. Atuam facilitando a neurotransmissão mediada pelo GABA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282