Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

As qualidades psicométricas de um instrumento psicológico são fundamentais para o planejamento da avaliação e testagem psicológica. A respeito das qualidades da BPR-5, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É um instrumento que se mantém com seu propósito, avaliando uma única dimensão a partir de diferentes conteúdos.

( ) A BPR-5 quando utilizada em amostra estudantil em nível universitário permite obter coeficientes de correlação e estrutura fatorial distintos dos estudos desenvolvidos em amostras com estudantes de ensino fundamental e médio.

( ) A BPR-5 possui um único fator responsável pela maior parte da variação entre os escores nos subtestes, o qual se associa a uma medida composta por processamento visual, habilidade quantitativa e inteligências fluída e cristalizada.

( ) Nos subtestes da BPR-5 foi possível verificar que, em relação à validade de critério, as correlações são altas com todo o desempenho escolar, embora, em alguns momentos, 29% da variância das notas seja compartilhada com as semelhanças de raciocínio.

( ) O subteste da BPR-5 que demonstra maior associação com as notas escolares é o RA, o que sugere coerência, visto que o componente específico avaliado por ele é a inteligência cristalizada, que se refere à extensão e à profundidade do conhecimento adquirido.

A sequência está correta em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282