Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

O DSM-5 é fruto do trabalho de pesquisadores em saúde mental de todo o mundo, incorporando dados de pesquisa e experiência clínica de vários grupos de especialistas. Analise as afirmativas sobre o DSM-5, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) As versões iniciais do DSM refletiam mais a psicodinâmica do sofrimento psíquico, mas não especificava sintomas em detalhes para cada transtorno mental.

( ) O objetivo da atualização do DSM em sua quinta edição é progredir para uma compreensão cada vez mais fiel da manifestação dos transtornos mentais que se traduza em melhores programas de prevenção e tratamento dessas doenças.

( ) Os critérios operacionais utilizados no DSM-5 para o diagnóstico de transtornos mentais são combinações de sintomas que devem ser percebidos pelo indivíduo e/ou por outros, causando prejuízos relevantes e sofrimento significativo.

( ) Atualmente, são inexistentes as evidências de estudos científicos que sustentam a perspectiva de que os transtornos mentais são apresentação extrema de sintomas que, em graus mais leves, estão distribuídos normalmente entre os indivíduos na população.

A sequência está correta em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282