Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Chuva ácida refere-se à deposição úmida de constituintes ácidos presentes na atmosfera, os quais se dissolvem nas nuvens e nas gotas de chuva para formar uma solução com pH inferior a 5,6 . Deste modo, analise as afirmações abaixo.
I. A chuva ácida pode ter causas naturais, pois em algumas regiões localizadas, a chuva pode ser acidificada por emissões naturais provenientes da atividade de vulcões, da queima de biomassa e através de processos metabólicos em algas, fitoplâncton e em algumas plantas presentes em ambientes marinhos, costeiros e continentais.
II. A chuva ácida sempre cai onde foi gerada. Como é desprezível a ação do vento, desaba próxima a fonte poluidora. As enormes chaminés, com as quais se pretendia evitar a poluição, contribuem para que isso aconteça.
III. Uma represa ou um lago acidificado parece limpo e cristalino, mas não contém vida. Os seres vivos são afetados não só pela acidez da água em si, que interfere em seus processos fisiológicos, mas também pela solubilização e mobilização de metais tóxicos à vida aquática. Em geral, à medida que o pH da água se aproxima de 6,0, algumas espécies de crustáceos, insetos e plânctons começam a desaparecer.
É correto o que se afirma em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282