Os trechos abaixo foram extraídos do estudo “O IDEB e a
qualidade da educação no ensino fundamental:
Fundamentos, Problemas e Primeiras Análises
Comparativas”, de Fábio Mariano da Paz, que traz um
histórico das avaliações externas no Brasil.
“Se antes, o objetivo era eliminar preliminarmente os
alunos considerados inaptos para a escolarização,
especialmente nas séries iniciais do ensino fundamental, hoje, o
enfoque avaliativo possui outros objetivos mais definidos,
sendo, principalmente, medir e escalonar os resultados da
aprendizagem escolar visando a mensurar a qualidade do
ensino oferecido e favorecer o crescimento econômico.”
“O desenho e implementação de sistemas de avaliação
externa devem, portanto, ser acompanhados de discussão e
esclarecimentos quanto a seus objetivos, a fim de deixar claro
que, ao contrário do que fazem professores e escolas, essa
avaliação externa não se destina a reprovar ninguém, mas a
fornecer informações aos gestores educacionais e ao público
sobre o desempenho do sistema como um todo, as escolas,
regiões, municípios ou Estados que precisam melhorar seus
resultados e o que é necessário fazer para promover essa
melhoria.”
Neste contexto, o IDEB – Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica – é uma métrica que vem sendo
largamente utilizada. Sobre este indicador, assinale a
alternativa incorreta.