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Em seu artigo “Violências nas Escolas e a Educação para a Paz”, João Dantas Pereira, Professor Adjunto Doutor do Departamento de Serviço Social da UFRN, Coordenador da Base de Pesquisa sobre Exclusão Social, Saúde e Cidadania demonstra que estudos revelam que as violências nas escolas variam em função do estabelecimento escolar, do status de quem fala (professores, diretores, alunos), da idade e do sexo. As violências nas escolas, no entanto, estão associadas a dimensões sócio-organizacionais distintas, entre as quais, 1- a degradação do ambiente escolar; a dificuldade de gestão e de estruturas deficientes.
2- a violência que se origina de fora para dentro das escolas, sitiando-as, ou seja, a que se expressa através da penetração de gangues; do tráfico de drogas; da crescente exclusão social na comunidade escolar.
3- ao componente interno, específico de cada escola: as escolas historicamente violentas e as escolas em situação de violência.
A autoridade da Base de Pesquisa sobre Exclusão Social, Saúde e Cidadania do Departamento de Serviço Social da UFRN se assenta nos estudos que vem desenvolvendo sobre violências nas escolas desde 2002. Seus dados apontam não só para um aumento significativo dos fatores de risco, mas também a sua associação ao uso e abuso de substâncias psicoativas, em especial o álcool. Um professor (entenda-se aí também todo o corpo diretivo pedagógico de uma escola) no Brasil, hoje, precisa estar atento a esta questão, pois ele não é apenas responsável pela educação, mas também pode ser uma vítima. Desse modo, pode-se afirmar que são preocupações do professor, exigindo dele qualquer ação enquanto exerce suas funções em uma escola, I. agressão física a alunos tendo como agressor outro aluno.
II. membros da comunidade escolar, na escola, portando armas de fogo ou brancas.
III. roubo aos professores, funcionários ou alunos.
IV. roubo ou furto de equipamentos e materiais didáticos ou pedagógicos.
É correto o que está contido em

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