Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Considera-se, historicamente, que a Democracia tenha nascido na Grécia, no século VI a.C., quando Clístenes assumiu, em 507 a.C., o governo de Atenas e realizou um amplo programa de reformas políticas. Conforme sua proposta de governo, todos os homens livres passaram a ter direito de participar das questões políticas e até mesmo de exercer certas funções públicas. Surgiu aí o cidadão portador de direitos e deveres para com sua pátria. Este sistema político concedeu aos gregos, em relação aos demais povos orientais, o benefício da liberdade política. Enquanto os homens orientais eram obrigados a uma obediência cega aos poderes religioso e político, os gregos, graças a esse sistema de governo que propiciou a criação de institutos políticos livres, gozava de uma situação privilegiada e permitia-se desenvolver livremente seu pensamento. Baseado nessas prerrogativas e contexto, analise as assertivas abaixo.
I. Na democracia como sistema de governo, a legalidade se expressa pelo reconhecimento da igualdade de direitos para todos.
II. Dado que o cidadão passa a ser portador de direitos e deveres para com sua pátria, as funções de maior responsabilidade administrativa pública também são passíveis de serem exercidas por delegação da maioria dos cidadãos, sejam delegações diretas ou indiretas.
III. Pode-se afirmar que, com a evolução da prática democrática, a desindividualização do poder (quando o poder não se baseia em um único indivíduo) tornou-se uma das principais características da democracia.
IV. A Filosofia, como uma espécie de ciência que tem por objeto de estudo a totalidade das coisas usando um método racional, nasceu naquele ambiente propício de liberdade individual permitido pela nova forma de governo proposta por Clístenes.
É correto o que se afirma em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282