Ir para o conteúdo principal

Leia o texto abaixo e analise as afirmações a seguir. “Precisa-se transformar a antiga idéia, aceita e amplamente praticada nas salas de aula, da Terra enquanto espaço absoluto, cartesiano, ou seja, “uma coisa em si mesma, independente [...], constituindo um receptáculo que contém coisas”, para o espaço relacional, entendendo-se que “um objeto somente pode existir na medida em que ele contém e representa dentro de si relações com outros objetos”.
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf. Acesso em 13/08/2012
l A noção de espaço absoluto, cartesiano, contida no texto, nos leva a entender que esta é a visão da Geografia Tradicional, que vê na paisagem e na sua descrição o entendimento do fenômeno geográfico. ll Conforme o texto, o espaço relacional existe em função do espaço absoluto, isto é, ele se constitui no receptáculo da ação humana sobre o espaço geográfico, o que o torna absoluto. lll Pelo texto se depreende que se deve partir do espaço relacional para o espaço absoluto, ou seja, partir das relações entre os objetos para a visão cartesiana, pura do espaço absoluto.
lV Pode-se afirmar que o espaço relacional era a visão predominante da Geografia Tradicional, enquanto que o espaço absoluto apresenta a visão crítica da Geografia.
Todas as afirmações corretas estão em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282