Na sistematização do saber, depois das ciências teóricas, aparecem as ciências práticas, que fazem
referência à conduta dos homens e ao fim a que se propõem alcançar, seja como indivíduo, seja
como membros de uma sociedade política. O estudo da conduta ou da finalidade do homem como
indivíduo é o espaço da ética, e o estudo da conduta e da finalidade do ser humano como parte de
uma sociedade é o espaço da política. Aristóteles sistematizou ambos de um modo ímpar na
história do pensamento humano. Identifique o que diz respeito ao pensar ético de Aristóteles nos
itens abaixo.
I. Enquanto para Aristóteles a natureza da ética consiste na imitação do real segundo a dimensão do possível,
sua finalidade consiste na purificação das paixões. Aristóteles afirma isto referindo-se explicitamente à moral,
“que por meio da piedade e do terror acaba efetuando a purificação de tais paixões”.
II. Uma antiga fonte nos apresenta que “Aristóteles clamava repetidamente que os deuses hão concedido aos
homens meios fáceis de vida, porém ocultou aos olhos humanos estes meios”. Precisamente, Aristóteles se
propôs à tarefa de voltar a situar diante dos olhos humanos estes meios fáceis de vida, demonstrando que o
homem sempre tem a sua disposição o que necessita para ser feliz, desde que saiba dar-se conta de quais são
as exigências reais de sua natureza e da natureza dos deuses.
III. Todas as ações humanas tendem a fins, que constituem bens. O conjunto das ações humanas e o conjunto
dos fins particulares aos que tendem estas se acham subordinados a um fim último, que é o bem supremo, que
todos os homens coincidem chamar de felicidade.
IV. A ética, segundo Aristóteles, mostra como procede ao pensamento quando pensa, qual é a estrutura do
raciocínio, quais são seus elementos, como e quando é possível elaborar demonstrações. A ética aristotélica
quer, portanto, proporcionar os instrumentos necessários para enfrentar qualquer tipo de indagação.
V. A ética é uma espécie de metodologia da persuasão, uma arte que analisa e define os procedimentos
mediante os quais o homem busca convencer aos demais homens, estabelecendo quais são as estruturas
fundamentais.