Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Para Aristóteles, a Física é a segunda ciência teórica ou filosofia segunda, cujo objeto de investigação consiste na substância sensível (segunda em relação à suprassensível, que é a primeira), intrinsecamente caracterizada pelo movimento, diferentemente da metafísica que tinha por objeto a substância imóvel. Sobre a Teoria Aristotélica acerca da Física e da Matemática, é adequado afirmar:
I. Nos livros de Física de Aristóteles só existem considerações sobre o caráter metafísico, dado que os âmbitos das ciências se comunicam estruturalmente entre si a tal ponto que não existem distinção entre o sensível e o suprassensível. O suprassensível é causa e razão do sensível e vice-versa, e tanto a indagação metafísica como a indagação física (no mesmo sentido) acabam no suprassensível.
II. A física para Aristóteles é a ciência das formas e das essências. Comparada com a física moderna, a aristotélica resulta em uma ontologia ou em uma metafísica do sensível, mais do que em uma ciência positiva. III. Se a física é a teoria da substância em movimento, faz-se evidente que a explicação desse movimento constituirá sua parte principal. O movimento ou a mudança em geral consiste, precisamente, em passar do estado do ser em potência até o ser em ato (o movimento é o ato de atualização do que é em potência enquanto tal).
IV. Os objetos matemáticos não são entidades reais, porém tampouco são algo irreal. Subsistem potencialmente nas coisas sensíveis e nossa razão separa mediante a abstração. Trata-se de entes de razão que só subsistem em ato em nossas mentes, em virtude precisamente de nossa capacidade de abstração (subsistem como separados só em nossa mente e exclusivamente graças a ela). Em potência, subsistem nas coisas enquanto sua propriedade intrínseca.
V. Aristóteles dividiu a realidade sensível em duas esferas claramente diferenciadas entre si: por um lado, o mundo sublunar e, por outro, o mundo supralunar. O mundo sublunar está caracterizado por um movimento local e, mais exatamente, pelo movimento circular, que jamais permite corrupção. Ao contrário, o mundo celeste se caracteriza por todas as formas de mudança entre as quais predominam a geração e a corrupção.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282