Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A limpeza do terreno, em terraplanagem, consiste na remoção da vegetação de modo a permitir a perfeita execução dos serviços, evitando, principalmente, a presença de raízes que, apodrecendo, podem causar abatimentos. Neste sentido, analise as afirmativas abaixo.
I. Quando existe vegetação de maior porte, a limpeza é chamada de desmatamento, que pode ser leve ou pesado, conforme a altura e a quantidade de árvores (densidade).
II. Quando as árvores são de porte pequeno são usados apenas os tratores de esteiras, que executam todas as tarefas, desde o desmatamento até o encoivaramento.
III. Com as árvores de maior porte, quando a potência do trator de esteiras não é suficiente para derrubá-las, será necessário o uso de motosserras.
IV. Quando as árvores têm troncos mais grossos e raízes profundas é preciso fazer, também, o destocamento, que consiste na operação de juntar a vegetação para remoção ou queima.
V. Para remover grandes troncos deve-se cortá-los de maneira a facilitar o manuseio, carga e transporte. Recomendam-se pedaços com comprimento maior que 6 metros.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282