Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Em 2014, explodiram na Venezuela manifestações de estudantes e opositores do governo de Nicolás Maduro que acabaram em confrontos violentos. Desde então, o país mergulhou numa crise sem precedentes na América Latina. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Venezuela possui a maior inflação do mundo; o Parlamento venezuelano decretou crise humanitária por falta de medicamentos; há racionamento de energia, escassez de produtos básicos de higiene e alimentação, aumentando a criminalidade, saques e protestos.
Sobre a crise na Venezuela, acentuada em 2016, julgue as afirmativas abaixo:
I- A oposição culpa o modelo socialista pela atual crise. Já o presidente a atribui à queda dos preços do petróleo e a uma "guerra econômica" de empresários de direita para desestabilizar seu governo. É com esse argumento que ele declarou estado de emergência no país e insistente em permanecer no poder, mesmo em meio ao agravamento da crise e pressões internas e externas.
II- A queda do preço das commodities no mercado mundial levou aos desdobramentos da crise capitalista na Venezuela, em meados de 2014, uma vez que a renda do país é extremamente dependente da exportação de petróleo.
III- Com o agravamento da crise de abastecimento, os venezuelanos estão cruzando as fronteiras com Bolívia e Brasil em busca de comida e remédios. Dados do governo de Roraima sugerem que já são 30 mil o números de venezuelanos que deixaram seu país e cruzaram a fronteira. IV- Em dezembro de 2016 a Venezuela foi suspensa do bloco econômico MERCOSUL pelos quatros países fundadores: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A decisão ocorreu porque a Venezuela deixou de cumprir acordos tais como a livre circulação de mercadorias entre os países do MERCOSUL e a cláusula democrática.
Assinale a alternativa CORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282