Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A análise quantitativa em cromatografia gasosa necessita da aplicação de parâmetros de validação estabelecidos por agências reguladoras como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), pois fornecem confiabilidade aos dados gerados. Os parâmetros são: seletividade, linearidade, faixa de trabalho e faixa linear, limite de detecção, limite de quantificação, exatidão, precisão e robustez. Sobre os parâmetros de validação de metodologias analíticas, indique V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas:
( ) A determinação da seletividade não é necessária para um ensaio qualitativo.
( ) A linearidade pode indicar a sensibilidade do método através de maior inclinação da reta ‘a’, aplicando o método dos mínimos quadrados, obtendo a equação da reta (y = a + bx)
( ) O limite de detecção é requerido para uma análise em que o analito está em baixas concentrações, como análises de traços. Para análise de elementos em maiores concentrações, esse parâmetro não é exigido.
( ) O limite de quantificação é indicado pela faixa de trabalho de menor e maior nível de concentração em uma curva de calibração. ( ) A exatidão e a precisão são parâmetros determinados, realizando, respectivamente, testes de reprodutibilidade e teste de recuperação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA de V e F de cima para baixo:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282