Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Estoque é toda e qualquer porção armazenada de material, com valor econômico para a organização, que é reservada para emprego em momento futuro, quando se mostrar necessária às atividades organizacionais. No que concerne à gestão de estoques, há três indicadores que são merecedores de relevância. Trata-se de nível de serviço, giro de estoque e cobertura de estoque. Sobre eles, leia as afirmativas.
I. Nível de serviço está diretamente relacionado aos almoxarifados de uma organização. É um indicador responsável por aferir o percentual de requisições dos demais setores da organização que são atendidas com relação ao total de requisições. A relação que define nível de serviço é: Nível de serviço = Número de requisições atendidas / Número de requisições efetuadas.
II. Giro de estoque (ou rotatividade de estoque, ou, ainda, índice de rotação) é o número de vezes que o estoque de determinado item de material é renovado, em determinado período. O giro de estoque é determinado pela seguinte relação: Giro de estoque = Itens consumidos no período / Estoque médio no período.
III. Cobertura de estoque (ou taxa de cobertura, ou, ainda, antigiro) é o período que o estoque médio será capaz de atender a demanda média (caso não haja reposição). A cobertura de estoque é dada pela seguinte fórmula: Cobertura de estoque (tempo) = Estoque médio no período / Taxa de consumo (unidades/tempo).
Pode-se afirmar que:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282