O texto, “Do patológico ao cultural na surdez: para além de um
e de outro ou para uma reflexão crítica dos paradigmas", de Audrei
Gesser (2008), apresenta a pesquisa sobre o primeiro contato
com a surdez no ensino de Libras para ouvintes, abordando
uma reflexão sobre os termos utilizados para designar os termos
surdo, deficiente auditivo, surdo-mudo e mudo, com o objetivo de
saber a reação nos primeiros contatos com a surdez.
Leia o excerto, abaixo, relatado por Audrei.
Sobre o termo "Surdo", de acordo com a comunidade surda e nos Estudos Surdos:
I- O surdo tem uma deficiência e apresenta condição física e fisiológica, apresentando necessidade para falar.
II- O surdo é reconhecido como "Ser Surdo" por meio de uma identidade compartilhada por pessoas que utilizam língua de sinais e não veem a si mesmas como sendo marcadas por uma perda, mas como "membros de uma minoria linguística e cultural com normas, atitudes e valores distintos e uma constituição física distinta".
III O surdo é considerado uma diferença – mas como uma construção histórica e social, efeito de conflitos sociais, ancorada em práticas de significação e de representações compartilhadas entre eles (os surdos).
IV O surdo é visto, pela grande maioria das pessoas, como uma maneira ofensiva de se dirigir ao sujeito que tem perda auditiva, classificada entre: perda leve, moderada, severa e profunda. São corretas as afirmativas