Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

O fígado participa na desintoxicação e excreção de catabólitos, de substâncias tóxicas, na digestão e na síntese de vários fatores de coagulação. Devido à importante função desse órgão nesses e em outros processos, suas alterações patológicas podem ocasionar várias mudanças nos resultados de testes laboratoriais. Em relação ao fígado, analise as proposições abaixo.
1) Hipoalbuminemia é muito comum em cães com doença hepática crônica, mas não parece ser um achado comum em equinos com hepatopatia crônica.
2) Qualquer enfermidade que cause lesão de membrana ou necrose de hepatócitos pode aumentar a atividade sérica da alanina aminotransferase (ALT), e este aumento é proporcional à quantidade de células lesadas, indicando a causa e o tipo de lesão de hepatócitos.
3) Os resultados de exames laboratoriais que indicam insuficiência hepática não revelam qual doença hepatocelular ou hepatobiliar o animal tem, nem se o processo é reversível ou irreversível.
4) Os ácidos biliares são sintetizados nos hepatócitos a partir do colesterol, e a mensuração do teor desses ácidos é mais útil em animais com suspeita de doença hepática, que não foi comprovada de maneira confiável com os testes do perfil bioquímico de rotina.
Estão corretas, apenas:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282