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E-mail no ambiente de trabalho

T. C., consultor e palestrante de assuntos ligados ao mercado de trabalho, alerta que a objetividade, a organização da mensagem, sua coerência e ortografia são pontos de atenção fundamentais para uma comunicação virtual eficaz.

E, para evitar que erros e falta de atenção resultem em saias justas e situações constrangedoras, confira cinco dicas para usar o e-mail com bom senso e organização:

1- Responda às mensagens imediatamente após recebê-las.

2- Programe sua assinatura automática em todas as respostas e encaminhamentos.

3- Ao final do dia, exclua as mensagens sem importãncia e arquive as demais em pastas previamente definidas.

4- Utilize o recurso de "confirmação de leitura" somente quando necessário.

5- Evite mensagens do tipo "corrente".

Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (fragmento).

O texto apresenta algumas sugestões para o leitor. Esse caráter instrucional é atribuído, principalmente, pelo emprego

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