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Em uma atividade de campo para análise do circuito eletrônico de um laboratório remoto, o

gerente responsável apresentou ao técnico de manutenção de sua equipe uma rede composta por

resistores (100, 180 e 220Ω) e um potenciômetro calibrado em 80 Ω, alimentados por fonte de

tensão alternada (CA ). A carga elétrica principal do circuito estava conectada entre os terminais

“x" e “y" da topologia. A leitura sobre a configuração da fonte de alimentação foi realizada

utilizando um osciloscópio portátil e é representada a seguir. Escalas de tensão e tempo foram

ajustadas, sem ganhos e com referência do sinal na linha central da tela.


Desejando reproduzir o circuito em laboratório para conduzir alguns testes na carga, o gerente se

reuniu com a equipe e delegou a tarefa ao técnico de manutenção. Para reproduzir a montagem,

avaliou os dispositivos e instrumentos disponíveis no laboratório da empresa. Ele percebeu que o

gerador de sinais a sua disposição tinha limite de 20 V para a máxima tensão de pico a pico,

inviabilizando temporariamente a montagem. Ainda, notou que não existiam no ambiente

resistores de 100 e de 180Ω. Neste sentido, pensou como alternativa construir um circuito que,

sob o ponto de vista dos terminais “x" e “y", fosse equivalente ao primeiro. O novo circuito seria

formado por uma fonte (tensão de pico Vp, frequência f) em série com uma resistência

equivalente (Req).


Com base nos teoremas para análise de circuitos, assinale a alternativa que indica,

respectivamente, os valores de Vp, Req e f (parâmetros do novo circuito), os quais viabilizam a

avaliação da carga em consonância com o circuito original.

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