Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A chaga do trabalho escravo no RN Ao menos mil trabalhadores são vítimas do tráfico de pessoas por ano. RN é 10o no ranking do trabalho infantil.
Vinícius Albuquerque
Pelo menos mil trabalhadores potiguares são enviados anualmente para fazendas do Centro-Sul do Brasil em situações que caracterizam o tráfico de pessoas, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal. Em estados como Mato Grosso e Goiás, eles são tratados como escravos e saem do Rio Grande do Norte já endividados: a passagem de ida, as roupas e qualquer adiantamento são descontados dos primeiros salários recebidos. Enquanto isso, dentro do Rio Grande do Norte, cada fiscalização realizada pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT/RN) nas feiras livres de Natal e do interior flagra cerca de 40 crianças em situação de exploração. Muitas delas são beneficiadas por programas sociais como o Bolsa Família. E os números conferem ao RN o 10º lugar no ranking de trabalho infantil no país.
Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2011 Adaptado.
Notícias como a citada acima justificam a criação de uma Comissão Nacional Para a Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE), órgão vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e que tem a função de monitorar a execução do Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo.
Qual das ações listadas abaixo é uma ação de enfrentamento e repressão ao trabalho escravo proposta pelo Plano?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282