Antônio Flávio Barbosa Moreira (2002), no seu artigo “Currículo, Diferença Cultural e Diálogo", discorre sobre o
multiculturalismo como temática obrigatória nas discussões sobre educação, destacando que a cultura “tem adquirido
crescente centralidade nos fenômenos sociais contemporâneos (p.16), [... trazendo] à luz a sensível diversidade de
culturas" (p. 17) e “a associação das diferenças culturais às relações de poder" (p.17). O autor propõe responder “às
condições do mundo contemporâneo por meio de um multiculturalismo crítico" (p.18). Para ele, “reconhecer a diferença
cultural na sociedade e na escola traz como primeira implicação, para a prática pedagógica, o abandono de uma
perspectiva monocultural, da postura que Stoer e Cortesão (1999) denominam de daltonismo cultural" (p.25). Tendo em
vista ser imperativo, em sala de aula, o “esforço de se entender o modo ou os pressupostos de interpretação a partir
dos quais cada grupo elabora seus significados" (Moreira, ibid, p. 25), assinale a alternativa que descreve corretamente as
ações docentes que caracterizam uma postura multicultural na educação.