Para Coll, Mauri e Onrubia (2010), a avaliação do estado em que está a incorporação das
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e das previsões sobre o seu futuro na
educação formal e escolar altera, em função do potencial educacional dado, essas
tecnologias e os objetivos a serem alcançados com a sua incorporação.
Analise as afirmativas sobre a avaliação da incorporação das TIC na educação escolar e
assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) As TIC vistas como conteúdos curriculares, como objeto de ensino e
aprendizagem, apresentam uma avaliação relativamente positiva, e as
perspectivas de futuro são otimistas.
( ) A incorporação das TIC com a finalidade de tornar mais eficientes e produtivos os
processos de ensino e aprendizagem apresentam resultados bem positivos devido
ao seu grande uso nas salas de aula.
( ) No tocante às atividades docentes, a incorporação das TIC não é necessariamente
um fator transformador e inovador das práticas educacionais.
( ) Ao considerar as TIC como instrumentos mediadores dos processos intra e
interpsicológicos implicados no ensino e aprendizagem, com o proveito de seu
potencial para a promoção de novas formas de aprender e ensinar, os estudos de
avaliação apresentam resultados, em geral, muito positivos, salvo raras exceções.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.