Avaliação é um elemento do processo de ensino e aprendizagem que deve ser considerado em direta associação com os
demais. Baseando–se nas informações do documento de Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais, a avaliação
informa ao professor o que foi aprendido pelo estudante; informa ao estudante quais são seus avanços, dificuldades e
possibilidades; encaminha o professor para a reflexão sobre a eficácia de sua prática educativa e, desse modo, orienta
o ajuste de sua intervenção pedagógica para que o estudante aprenda. Possibilita também à equipe escolar definir
prioridades em suas ações educativas.
I – A avaliação ao final de um período de trabalho é o resultado tanto de um acompanhamento contínuo e sistemático pelo
professor como de momentos específicos de formalização, ou seja, a demonstração de que as metas de formação de
cada etapa foram alcançadas.
II – Nas provas que demandam definição de conceitos, as perguntas precisam estar contextualizadas para que o estudante
não interprete a aprendizagem em Ciências Naturais como a aprendizagem de trechos de textos decorados para a
prova.
III – Perguntas objetivas do tipo: O que é...?., nos primeiros ciclos do ensino fundamental, podem vir a ser respondidas
com: – Por exemplo..... E o professor não deveria aceitar os exemplos como forma de os alunos revelarem suas
primeiras elaborações.
IV –A avaliação se constitui no momento final do processo de ensino–aprendizagem, quando os estudantes põem em jogo
seus conhecimentos adquiridos durante toda a situação escolar.
V – Avaliar também é buscar compreender, do ponto de vista do professor, a lógica do erro, que tradicionalmente expressa
discrepâncias com conceitos e procedimentos da Ciência, de quem aprende, bem como compreender sua razão
constitutiva como parte do processo, explicitá–la para quem está aprendendo.
Como está informado nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília: MEC, SEF, 1998, são
afirmativas CORRETAS, apenas: