Atenção: As questões 37 a 44 referem-se à Proposta Curricular CBC − Língua Estrangeira − Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais (disponível em http://crv.educacao.mg.gov.br/, acesso em 20/08/2011).
Segundo as Diretrizes Gerais para o Ensino de Língua Estrangeira, o aspecto-chave na abordagem sugerida para o ensino
desta disciplina
...é o desenvolvimento de habilidades para o uso da língua em situações reais de comunicação nas modalidades oral e escrita.
Concentram-se os procedimentos pedagógicos na integração destes quatro componentes de competência comunicativa:
competência linguística (conhecimento léxico-sistêmico e fonético-fonológico), competência textual (conhecimento sobre
textualidade, continuidade temática, gêneros textuais, tipos de texto, etc.), competência sociolinguística (adequação da
linguagem às situações de interação) e competência estratégica (pp. 13-14).
Levando em conta o que se diz no texto sobre os componentes da competência comunicativa, o gráfico que ilustra a relação
entre as competências referidas é: