Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Alguns quadros clínicos relatados por cirurgiões-dentistas podem ser incluídos entre os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho — DORT e colocam esses profissionais de odontologia entre os primeiros lugares em afastamentos do trabalho por incapacidade temporária ou permanente, respondendo por cerca de 30% das causas de abandono prematuro da profissão.
(SANTOS FILHO, S. B., BARRETO, S. M. Atividade ocupacional e prevalência de dor osteomuscular em cirurgiõesdentistas de Belo Horizonte, Minas Gerais. Brasil: contribuição ao debate sobre os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 17(1):181-193. 2001)
Considere as afirmativas a seguir:
I. Os cirurgiões-dentistas que trabalham em posições consideradas mais adequadas para o tratamento do paciente (12 e 15 horas, ou seja, atrás e ao lado do paciente) têm menores queixas de dor no pescoço.
II. Os dentistas que usam ambas as visões, direta e indireta, queixam-se menos de dor no pescoço do que aqueles que utilizam apenas a visão direta.
III. O trabalho em posição sentada é confortável, independente da organização do processo de trabalho, como jornadas, tempos e ritmos.
IV. Algumas exigências do processo de trabalho dos cirurgiões-dentistas são apontadas como fatores de estresse, o que mostra associação com problemas musculoesqueléticos.
V. A presença de compressor dentro do consultório é associada a queixas de dor por desencadear desequilíbrio fisiológico, gerando irritabilidade, estresse e tensões musculares.
Está correto o que se afirma APENAS em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282