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Após o desmonte da bateria automotiva, é obtida

uma pasta residual de 6 kg, em que 19%, em massa,

é dióxido de chumbo(IV), 60%, sulfato de chumbo(II) e

21%, chumbo metálico. O processo pirometalúrgico é o

mais comum na obtenção do chumbo metálico, porém,

devido à alta concentração de sulfato de chumbo(II),

ocorre grande produção de dióxido de enxofre (SO2),

causador de problemas ambientais. Para eliminar a

produção de dióxido de enxofre, utiliza–se o processo

hidrometalúrgico, constituído de três etapas, no qual o

sulfato de chumbo(II) reage com carbonato de sódio a

1,0 mol/L a 45 °C, obtendo–se um sal insolúvel (etapa 1),

que, tratado com ácido nítrico, produz um sal de chumbo

solúvel (etapa 2) e, por eletrólise, obtém–se o chumbo

metálico com alto grau de pureza (etapa 3).

ARAÚJO, R. V. V. et al. Reciclagem de chumbo de bateria automotiva: estudo de caso.

Disponível em: www.iqsc.usp.br. Acesso em: 17 abr. 2010 (adaptado).

Considerando a obtenção de chumbo metálico a

partir de sulfato de chumbo(II) na pasta residual, pelo

processo hidrometalúrgico, as etapas 1, 2 e 3 objetivam,

respectivamente,

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