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Em outubro de 1973, uma nova guerra entre árabes e

israelenses acabou deflagrando um embargo dos

fornecedores de petróleo ao Ocidente, seguido de brusca

elevação de preços, que atingiu duramente o Brasil. A

moeda do país era fraca e, na época, produzia–se

internamente só um terço do petróleo necessário. A crise

revelou a postura ambígua do país sobre a questão

ferroviária. Por um lado, era desejável que os meios de

transporte não dependessem demasiadamente do

petróleo, um combustível cuja disponibilidade passou a

ser inconstante, ao sabor da dinâmica política do Oriente

Médio. O preço aumentou e as cotações disparavam ao

menor sintoma de crise internacional, o que criava

problemas sérios no balanço de pagamentos do país e

aumentava a dívida externa. Por outro lado, os governos

não conseguiam redefinir o papel das ferrovias na rede

de transportes nacional, como forma de suplantar o

problema do petróleo.

Disponível em: . Acesso em: 4 nov. 2008 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, é possível

concluir que

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