Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Leia o texto abaixo.

Varre, varre, varre, varre vassourinha!
Varre, varre a bandalheira !
Que o povo já 'tá cansado
De sofrer dessa maneira
Jânio Quadros é a esperança desse povo abandonado!
Jânio Quadros é a certeza de um Brasil, moralizado!
Alerta, meu irmão!
Vassoura, conterrâneo!
Vamos vencer com Jânio

(Maugeri Neto)

"Varre, varre, vassourinha..." foi o jingle da campanha do candidato Jânio Quadros nas eleições para a presidência do Brasil em 1960. Jânio Quadros foi eleito com quase 6 milhões de votos, 1,5 milhões de votos a mais que o segundo colocado, o general Lott. Jânio tomou posse em janeiro de 1961. Leia as afirmações seguintes sobre este período. (1960-1961)

I - Na política externa, Jânio Quadros pressionado pelos Estados Unidos, rompeu relações diplomáticas com a China comunista e com a União das Repúblicas Socialistas Sovéticas.
II - Internamente, Jânio Quadros, entre outras medidas, proibiu o uso de biquinis, o uso de lança-perfume nos bailes de carnaval e a briga de galos.
III- Com a renúncia de Jânio Quadros, o vice-presidente João Goulart que estava no Rio Grande do Sul foi para Brasília e imediatamente assumiu a presidência.
IV - Na economia, Jânio Quadros adotou uma política progressista aumentando o salário mínimo e criando facilidades para os empréstimos bancários.
V - A renúncia de Jânio Quadros provocou uma crise política grave que só terminou com a implantação do sistema parlamentarista de governo.

Assinale a opção correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282