Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Sobre a bancada de um laboratório, encontram−se três recipientes, sendo o conteúdo de cada um, ácido clorídrico, ácido sulfúrico, ácido nítrico. Porém, seus rótulos apresentavam uma única informação: solução de um ácido. Um aluno, com a intenção de identificá−los, numerou−os aleatoriamente e realizou os seguintes ensaios, anotando as observações.

1º – Retirou uma amostra de cada um dos conteúdos dos recipientes e transferiu para diferentes tubos de ensaio, adicionando em seguida nos três, 2 mL de solução de hidróxido de cálcio 0,5 mol/L e verificou, após algum tempo, modificação apenas na amostra do recipiente III, formação de precipitado.

2º – Eletrolisou separadamente amostras dos conteúdos dos recipientes e observou produção de gás no anodo nas três eletrólises. Esses gases foram recolhidos em diferentes tubos de ensaio contendo água destilada, sendo o sistema resultante testado com papel de tornassol azul e verificou que apenas a amostra oriunda do recipiente II tornou rosa o papel de tornassol.

Diante desses experimentos e fatos observados, pode−se dizer que os ácidos clorídrico, sulfúrico e nítrico estão, respectivamente, nos recipientes:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282