Sobre a bancada de um laboratório, encontram−se
três recipientes, sendo o conteúdo de cada um, ácido
clorídrico, ácido sulfúrico, ácido nítrico. Porém, seus
rótulos apresentavam uma única informação:
solução de um ácido. Um aluno, com a intenção de
identificá−los, numerou−os aleatoriamente e realizou
os seguintes ensaios, anotando as observações.
1º – Retirou uma amostra de cada um dos
conteúdos dos recipientes e transferiu para
diferentes tubos de ensaio, adicionando em
seguida nos três, 2 mL de solução de hidróxido de
cálcio 0,5 mol/L e verificou, após algum tempo,
modificação apenas na amostra do recipiente III,
formação de precipitado.
2º – Eletrolisou separadamente amostras dos
conteúdos dos recipientes e observou produção de
gás no anodo nas três eletrólises. Esses gases foram
recolhidos em diferentes tubos de ensaio contendo
água destilada, sendo o sistema resultante testado
com papel de tornassol azul e verificou que apenas a
amostra oriunda do recipiente II tornou rosa o papel
de tornassol.
Diante desses experimentos e fatos observados,
pode−se dizer que os ácidos clorídrico, sulfúrico e
nítrico estão, respectivamente, nos recipientes: