Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Nossos livros e atividades escolares, ao longo do tempo, têm reproduzido imagens cristalizadas sobre os índios. Nas últimas décadas, entretanto, antropólogos, historiadores e arqueólogos vêm se indagando a respeito deste desafio: como superar o ensino estereotipado sobre o tema da cultura indígena nas salas de aula? Um primeiro passo é a análise crítica dos livros didáticos que produzimos e adotamos, identificando seus equívocos e contradições.
Com relação aos equívocos e contradições que encontramos na maioria dos livros didáticos, analise as afirmativas a seguir. I. As sociedades indígenas são mencionadas, na maior parte das vezes, nos capítulos referentes à chamada pré–história do Brasil, no período anterior à chegada dos exploradores europeus e na fase chamada de pré–colonizadora, o que transforma as sociedades indígenas em “objetos do passado”.
II. Existem mais de duas centenas de povos indígenas no Brasil atual, entretanto, em vários livros os índios costumam ser projetados em um “espaço distante” e caracterizados como habitantes das florestas.
III. Nos livros didáticos a população brasileira é apresentada como resultante de um processo histórico de miscigenação, o que nos transforma a todos em “descendentes” de europeus, africanos e indígenas, homogeneizando a pluralidade da cultura indígena.
Assinale:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282