Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

“Em setembro de 1973, o golpe de Estado que derrubou o presidente eleito Salvador Allende motivou um debate entre advogados brasileiros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A ata da reunião da entidade ocorrida no mesmo mês registra a proposta de um dos seus membros para ‘que a OAB se dirija ao Governo do Chile solicitando seja respeitada a situação jurídica dos brasileiros que ali se encontram protegidos pelo instituto do asilo’. Outro advogado sugeriu também a necessidade de recorrer à ONU”.
(Apud Denise Rollemberg. “Memória, Opinião e Cultura Política. A Ordem dos Advogados do Brasil sob a Ditadura (1964–1974)”. In: REIS, Daniel Aarão; ROLLAND, Denis (orgs.). Modernidades Alternativas. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2008, p. 93.)

A respeito da conjuntura política nacional e internacional da década de 1970, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A OAB foi alvo de atentado a bomba por setores das Forças Armadas que se opunham ao processo de abertura política iniciado no governo Médici.
( ) A OAB e outras organizações da sociedade civil brasileira atuaram dentro e fora do país em defesa dos direitos humanos.
( ) A decisão da OAB de recorrer à ONU em defesa do direito de asilo representou uma crítica indireta à ditadura brasileira.
As afirmativas são, respectivamente,

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282