Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Problemas de engenharia de produção foram estudados em um polo com mais de 80 empresas produtoras de objetos fundidos – móveis, adornos e objetos decorativos e utensílios de cocção. O principal problema relatado pelos empresários referia-se à Gestão e Desenvolvimento de Produtos (GDP), tais como perda de participação no mercado e a não formação de uma identidade socialmente percebida. Essas atividades eram descoordenadas ou realizadas sem metodologias eficientes. Um projeto recente buscou aplicar ferramentas de GDP, já validadas em grandes organizações, nas empresas de pequeno porte integrantes do polo. Por exemplo, o Processo de Desenvolvimento de Produtos Orientado ao Cliente (PDPOC), um método aplicável em conjunto com o método Quality Function Deployment (QFD), e o Computer Aided Design (CAD). Desenvolveram-se 70 produtos e capacitaram-se 20 equipes, de empresários e funcionários das empresas, na aplicação de ferramentas de gestão orientadas aos seus negócios, conciliando o desenvolvimento de produtos às diferentes capacidades dos processos produtivos e aos nichos de mercado estudados. Os antigos produtos, muitas vezes copiados de concorrentes, eram pouco ergonômicos e com design desatualizado. Os novos produtos têm design contemporâneo, agregam valor simbólico e são viáveis com os processos de produção disponíveis.

MIRANDA, C.A.S., MELO FILHO, L.D.R., OLIVEIRA, R.D. Projeto multidisciplinar: integração entre design e engenharia de produção no PDP para empresas industriais de pequeno porte. São Carlos, out./2010. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. (com adaptações).

Diante do exposto, analise as afirmações seguintes.

I. Considerando a oferta existente no mercado de mobiliários fundidos nacionais quanto às características de design, os novos produtos desenvolvidos pelas empresas do polo estudado passaram a ter qualidade potencialmente melhorada.

II. O planejamento sistematizado de produtos utilizando-se técnicas de GDP pode levar a soluções com maior valor agregado e o direcionamento de novos produtos a nichos de mercado específicos.

III. A difusão de técnicas de GDP para as pequenas empresas pode viabilizar o direcionamento de seus produtos a nichos de mercado específicos, de maior potencial de rentabilidade.

IV. O redirecionamento de linhas de produtos a nichos de maior rentabilidade, mantida a capacidade máxima de produção das empresas, compromete a escala de produção de produtos a preços populares.

É correto o que se afirma em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282