Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Um empreendedor deseja implementar uma empresa envasadora de água mineral em determinado estado da federação. Para isso, está montando um anteprojeto. Foram feitos diversos estudos, entre eles o de mercado, do qual se obteve uma previsão de vendas no estado para os próximos 10 anos, em milhares de litros, conforme mostrado no gráfico I, intitulado Previsão de Vendas.

O atual desafio do empreendedor é decidir qual o tamanho da fábrica, isto é, decidir qual será a capacidade instalada da fábrica. O segundo gráfico mostra o Valor Presente Líquido (VPL) para diferentes tamanhos, em milhares de litros, de acordo com informações repassadas pelos fabricantes de equipamentos. Há cinco opções de tamanho da fábrica, sendo o lucro/litro para cada tamanho em 9, 11, 12, 13 e 14 centavos por litro, da menor capacidade para a maior. Quanto maior a capacidade, maior o investimento financeiro, e, para cada nível de capacidade, presume-se que a fábrica possa “abocanhar” uma fatia do mercado, de acordo com a previsão do gráfico I.



Com base nos dados apresentados, analise as afirmações a seguir.

I. A fábrica deve ser dimensionada para 4 200 mil litros, pois, para essa capacidade, apresenta o maior lucro por litro e há tendência de crescimento no mercado.

II. A fábrica deve ser dimensionada para 3 400 mil litros, pois, para essa capacidade, apresenta o maior VPL.

III. A fábrica deve ser dimensionada para 850 mil litros, pois, para essa capacidade, requer menores investimentos.

IV. A fábrica não deve ser dimensionada para 1 700 mil litros, por apresentar baixo VPL e também por existir risco de inviabilidade para vendas menores do que as previstas.

É correto apenas o que se afirma em

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282